2017-10-21T20:00:44.000Z
Turandot, ópera
Sáb
21
outubro
20:00
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Sala Principal

Classificação etária

M6

Duração aproximada

2h30

Abertura de portas

19h00

Bilhetes

Cadeiras de Orquestra 30€
1ª Plateia 25€
2ª Plateia 20€
Tribuna 25€
Camarotes 1ª (6 lugares) 120€
Frisas (6 lugares) 90€
Balcão Popular 15€
Galeria 10€

Descontos

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Afinal há Ópera no Coliseu! O Coliseu Porto e o Teatro Nacional de São Carlos iniciam uma colaboração conjunta com a apresentação em outubro da ópera Turandot, obra de Giacomo Puccini. Esta ópera em versão concerto, semi-encenada, conta com a participação da mais prestigiada cantora lírica portuguesa Elisabete Matos, no papel de Turandot, numa produção dirigida pelo maestro Domenico Longo. A concretização desta parceria, que arranca da melhor maneira com este espetáculo de eleição, é a materialização de um dos propósitos fixados pelo Coliseu Porto aquando da sua refundação.

Turandot

Ópera em versão concerto, semi-encenada
Música: Giacomo Puccini (1858-1924)
Ópera em três atos, com libreto de Giuseppe Adami (1878-1946) e Renato Simoni (1875-1952)
Estreia: Scala de Milão, 25 de abril de 1926


Straniero! Non tentar la fortuna!
Gli enigmi so tre, la morte una!


(Estrangeiro não tentes a sorte!
Três são os enigmas, a morte apenas uma!)
(Turandot)

Na mitologia, na lenda ou no drama, o herói é confrontado com uma qualquer espécie de adivinha: ele terá de saber um facto recôndito, interpretar um significado arcano ou escolher o cofre certo. Em Siegfried, Mime faz três perguntas a Wotan, e em Turandot propõe três enigmas ao príncipe da Tartária às quais deverá responder acertadamente, ou será então decapitado e a sua cabeça exposta no alto das muralhas da Grande Cidade Violeta. Tema anteriormente abordado por Antonio Bazzini em 1867, e Ferruccio Busoni em 1917, a Turandot de Puccini desenrola-se num mundo de exotismo cruzado de símbolos e de máscaras da commedia dell’arte. Numa luta entre duas personalidades dominadoras, cada uma delas determinada a conquistar a outra, a doce escrava Liù mata-se para salvar o príncipe das intenções assassinas de Turandot. É precisamente nessa altura do drama que Puccini morre e deixa a sua obra inacabada. Coube posteriormente a Franco Alfano a difícil tarefa de completar o final, quando Turandot, a princesa de gelo, o monstro vingativo, cede lugar à terna amante do príncipe das paragens longínquas capaz de desvendar os três enigmas.


Direção Musical | Domenico Longo
Encenação | Annabel Arden
Cenografia e Figurinos | Joanna Parker
Desenho de Luz | Richard Moore

Turandot | Elisabete Matos
Altum | Carlos Guilherme
Timur | Stephen Richardson
Calaf | Rafael Rojas
Liù | Dora Rodrigues
Ping | Diogo Oliveira
Pang | Sérgio Martins
Pong: João Pedro Cabral
Um mandarim: Manuel Rebelo

Coro Teatro Nacional de São Carlos
Maestro Titular | Giovanni Andreoli


Coro Juvenil de Lisboa

Maestro Titular | Nuno Margarido Lopes

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina | Titular Joana Carneiro

PRODUÇÃO: Opera North

Concebida por Annabel Arden e Joanna Parker

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